A requalificação do Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré foi «adjudicada definitivamente», pela Câmara de Ílhavo, ao consórcio CONDURIL, SA e ROSAS CONSTRUTORES, SA, com um valor estimado de 3.073.838. euros e o seu prazo de execução é de 5 meses.
A autarquia ilhavense anunciou esta segunda-feira, em reunião do executivo ilhavense, «o maior Parque da Ria de Aveiro, e garantindo a sua disponibilização e fruição a todos, com uma nota de relevância para o acesso directo da população da Gafanha da Nazaré à Ria (na única zona onde isso é possível dentro da área portuária)».
Depois da adjudicação, o processo segue para obtenção do visto do Tribunal de Contas, sendo que a obra deverá começar ainda durante este mês de Janeiro. Se tudo decorrer dentro dos prazos previstos, a obra estará concluída no próximo Verão.
A obra compreende «um ancoradouro de recreio, em percursos pedonais e cicláveis que farão a ligação entre a parte antiga e nova do jardim, equipamentos desportivos, parques infantis e uma praia fluvial com apoio de bar».
Segundo a Câmara, trata-se de «uma obra de grande importância para a Gafanha da Nazaré, para todo Município de Ílhavo e também para toda a região da Ria de Aveiro, pela sua localização numa zona privilegiada de relação entre a terra e a Ria de Aveiro, na “ponta norte” do Canal de Mira, enquadrando o Navio – Museu Santo André».
São intervenções que «irão transformar este espaço público», segundo a Câmara envolvida numa parceria com a APA segundo o Plano Unir@Ria.