A Yazaki Saltano Portugal abre 105 oportunidades de emprego no âmbito do processo de despedimento de 553 trabalhadores em Ovar, 65 em Gaia, 20 no Centro de Protótipos e 20 no Global Service/ Yazaki Corporation (Automotive Manufacturing Engineering Management), sendo que os da Toyota Corolla têm «prioridade na ocupação».
A empresa dá prioridade a «em caso de casal, um dos cônjuges», «doentes profissionais», «representantes dos trabalhadores», «grávidas, puérperas e lactantes».
Segundo comunicado a seguir à reunião desta terça-feira entre a Yazaki, o Sindicato das Indústrias Eléctricas do Centro (SIEC) e a Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), a empresa nipónica solicitou ao Sindicato «apoio no sentido de encontrarem outras alternativas para os colaboradores».
Segundo a empresa, «os representantes dos trabalhadores não apresentaram alternativas, nem nenhuma contraproposta relativamente ao valor das compensações a pagar pela Yazaki aos colaboradores a dispensar». Mas anda não há conclusões do encontro «com vista a obtenção de um acordo sobre a dimensão e efeitos das medidas a adoptar, assim como a aplicação de outras medidas que reduzam o número de colaboradores a dispensar».
As conclusões «ficaram suspensas até à próxima reunião que se realiza no próximo dia 16 de Janeiro».
A empresa destaca «medidas já levadas a cabo» como a manutenção de «150 postos de trabalho através da criação de novas áreas de actividade no nosso país onde centraliza o Centro de Protótipos Europeu, que desenvolve novos modelos e produz produtos pós-venda e, com a cooperação da Yazaki Corporation (Automotive Manufacturing Engineering Management), passa a desenvolver/avaliar novos equipamentos e investigar/certificar novos componentes eléctricos».
Criou um gabinete para «acompanhamento e acesso às técnicas necessárias para uma pesquisa de emprego eficaz, num curto espaço de tempo, ou apoio a criação de empresas» e estabeleceu um acordo com o Instituto de Emprego e Formação Profissional de Aveiro que faz deslocar técnicos para «tratar de todo o processo administrativo de inscrição no Centro de Emprego, facilitando a deslocação dos colaboradores».
O IEFP também vai realizar «entrevistas individuais, para ofertas de emprego disponíveis no Concelho, e cursos de formação profissional que vão ao encontro das expectativas e interesses individuais de cada colaborador».
Acções do Gabinete
«Orientação profissional e gestão de carreiras: divulgação interna de todas asoportunidades de recrutamento e selecção para as unidades da Yazaki na Europa (Internal Vacancy) – cerca de 20 de colaboradores já foramrecolocados na Alemanha, Bulgária, França, Inglaterra, Marrocos e Roménia.
Oportunidades de emprego: divulgação de ofertas deemprego de empresas vizinhas nas áreas de produção, técnica, qualidade,logística e engenharia e apoio aos colaboradores na elaboração de cartasde candidaturas e curriculum – 97 colaboradores aprenderam aredigir os dois documentos.
Formação profissional: parceria com os Centros deReconhecimento, Validação e Certificação de Competências para oscolaboradores que querem completar o 9.º ano de escolaridade – dos 127colaboradores inscritos, 67 já concluíram o 9.º ano; promoção de Cursos deFormação profissional orientados para o desenvolvimento de competênciasindividuais, de acordo com as expectativas profissionais futuras.
Oportunidades de negócio e criação de empresas: apoio à criação do próprionegócio e actividades por conta própria, através da divulgação de medidasde apoio, elaboração de projectos a financiamento, planos de negócio e informação legal e jurídica. Programas de apoio e protecção social: disponibilização de informaçãoe esclarecimentos relativos a programas e incentivos da Segurança Social eInstituto de Emprego e Formação Profissional.
O Grupo Yazaki, fabricante mundial de componentes eléctricos para automóveis, foi criado em Portugal em 1986. No total, conta com 2788 colaboradores e três fábricas:
Yazaki Saltanode Portugal, Componentes Eléctricos para Automóveis, Lda., com unidades defabrico de cablagens em Gaia e Ovar e 2197 colaboradores. Em 2005, ovolume de negócios ascendeu aos 114,6 milhões de euros e os resultadoslíquidos foram negativos, na ordem dos 7,3 milhões de euros. O Centro deProtótipos Europeu da Yazaki Europa estáinserido nesta unidade.
Yazaki Saltano de Ovar, Produtos Eléctricos, Lda., comunidade de produção de fio e componentes para automóveis em Ovar e 357colaboradores. Em 2005, obteve volume de negócios de 73,3 milhões de eurose resultados líquidos de 4,5 milhões de euros. Dentro desta empresa,encontra-se o Porto Technical Centre(PTC), o centro de investigação e desenvolvimento do Grupo Yazaki na Europa que conta com 234 colaboradores e Automotive ManufacturingEngineering Managementda Yazaki Corporation.