No próximo Dia sem Carros, a 22 de Setembro, a Câmara de Aveiro quer saber a opinião dos aveirenses sobre o fecho da avenida Dr. Lourenço Peixinho à circulação automóvel.
«E que tal a avenida com restrição ao trânsito automóvel?», é a pergunta do vereador Capão Filipe, feita esta quinta-feira na apresentação do programa do Dia Europeu sem Carros, que em Aveiro, se traduz no fecho total da avenida aos automóveis com motor de combustão, considerados o principal poluente do ar.
O encerramento, entre as 08:00h e as 19:00h serve para recolher opiniões quanto à ideia de encerrar parte da avenida do trânsito.
Nesta fase, a Câmara está a reunir informação para uma intervenção de fundo na principal avenida da cidade, e o próximo Dia sem Carros é mais um dado para o plano de mudança. Mas as alterações não serão apenas na circulação mas também na requalificação da via e dos passeios.
Outra intervenção na circulação automóvel da autarquia diz respeito ao bairro da Beira Mar, na zona da zona da Praça do Peixe. Numa primeira fase, será cortado o estacionamento aos não residentes numa área daquela zona.
A autarquia quer ainda intervir nos hábitos dos que usam o carro particular nas deslocações para os locais de trabalho e o Dia sem Carros é uma oportunidade para promover a partilha do automóvel por vizinhos no trajecto casa-emprego.