A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro identificou e deteve três indivíduos de 22, 27 e 32 anos de idade, a quem se imputa a autoria de vários crimes de roubo, sequestro e abusos de natureza sexual.
Segundo a PJ, «os indivíduos, nas últimas semanas e num crescendo de violência e de intimidação, vinham praticando crimes, no distrito de Aveiro, fazendo uso de armas de fogo, que passavam pelo sequestro das vitimas, sobretudo mulheres que previamente seleccionavam e a quem, depois, obrigavam a entregar os cartões multibanco e respectivos códigos». Nalguns casos as vítimas foram «sujeitas a actos e sevícias de natureza sexual».
Os três conduziam as vítimas para «locais ermos, onde as obrigavam a permanecer dentro de um veículo tipo furgão que, inclusive, estava equipado com um colchão».
A PJ apreendeu as armas de fogo utilizadas, o furgão utilizado para manter as vítimas sequestradas e, na altura da captura, após perseguição que teve epílogo com o despiste da viatura em que seguiam os arguidos, foi recuperada a viatura que tinha sido roubada a uma das vítimas.
A GNR e PSP colaboraram na acção.
Os detidos vão ser presentes às Autoridades Judiciárias, na comarca do Baixo Vouga, para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coacção.