A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve dois homens que integravam um grupo organizado que se dedicava à prática reiterada de obtenção de elementos de acesso a contas bancárias de terceiros.
Segundo a PJ, «a detenção ocorreu quando os indivíduos procediam a transacções comerciais no balcão de uma superfície comercial em Aveiro. Os arguidos obtinham fraudulentamente os acessos informáticos das contas das vítimas, através de mecanismos e instruções que forneceram a estas nas consultas on-line que efectuavam nas suas contas, criando-lhe a convicção de que estavam a ser instruídos pela instituição bancária».
Obtinham assim cartões de débito e respectivos códigos, com os quais compravam os mais variados artigos junto de superfícies comerciais.
Os arguidos foram presentes a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhes sido aplicadas as medidas de coacção de apresentações bi-semanais, no posto policial da sua área de residência, a proibição de se ausentarem do país e a proibição de contactos entre os arguidos.