A Judiciária de Aveiro deteve um ex-director de uma empresa de reciclagem de papel, em Albergaria-a-Velha, suspeito de fraude.
O indivíduo é acusado de conseguir junto do IAPMEI, através de meios ilícitos, subsídios que atingem cerca de um milhão e meio de euros. Ao indivíduo é imputada a autoria de crimes de fraude na obtenção de subsídio, abuso de confiança e falsificações múltiplas.
Trata-se de um homem de 53 anos de idade, engenheiro electrotécnico, era, na altura dos factos delituosos, presidente da direcção de uma empresa de reciclagem de papel, na zona de Albergaria-a-Velha.
Segundo a PJ, “diligenciou e conseguiu um subsídio de cerca de um milhão e meio de euros (através do IAPMEI) para aquisição de maquinaria e equipamento de laboratório, equipamento esse que já existia na empresa. Em seguida simulou, em conluio com empresas nacionais e estrangeiras e através da falsificação de documentos, a aquisição daquele equipamento e consequente pagamento que, afinal, revertia a seu favor”.
A mesma nota da PJ refere que em “consequência das actividades delituosas do arguido, a empresa entrou em rotura financeira e consequente falência”.
O detido vai ser presente a primeiro interrogatório judicial, para aplicação das medidas de coacção tidas por adequadas.