Domingo, 6 Outubro 2024
InícioAveiroDetenção por fraude fiscal

Detenção por fraude fiscal

No âmbito de um inquérito, dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal, a Brigada Fiscal, após alguns meses de investigação, levou a efeito, entre os dias 16 e 18, em Aveiro, Viseu, Leiria, Lisboa e Porto, uma operação durante a qual deteve cinco suspeitos de associação criminosa, fraude fiscal e introdução fraudulenta no consumo de bebidas alcoólicas.

Quatro dos detidos ficaram em prisão domiciliária. O quinto elemento ficou sujeito a apresentações periódicas.

Segundo a GNR, «além das detenções, foram apreendidos 500 mil litros de vinho, 34 mil euros, duas viaturas ligeiras e duas armas de fogo.
As 58 buscas a residências, a instalações de escritórios de sociedades com actividade na produção e comercialização de bebidas alcoólicas, a entrepostos fiscais e a sociedades com actividade nos transportes rodoviários de mercadorias foram realizadas por 120 militares.

As pessoas detidas, com idades entre os 35 e os 77 anos, e as sociedades indiciadas terão utilizado facturação de firmas inactivas para, de uma forma fraudulenta, deduzirem IVA e obterem reembolsos do Estado, estimando-se um montante de cerca de dois milhões de euros de evasão fiscal em sede de IVA; IRC e de impostos especiais sobre o consumo de bebidas alcoólicas.

Notícias recentes