A comunicação «Characterization of na Extracellular Lipase Form Yarrowia lipolytica», foi premiada pelo Process Systems Enterprise Ltd. (PSE), no 6º Congresso Europeu de Engenharia Química, em Copenhaga, um trabalho sob a coordenação de João Coutinho e Alice Coelho, do Departamento de Química da Universidade de Aveiro.
O resultou de uma colaboração entre os Departamentos de Química e de Engenharia Bioquímica da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Brasil, na área da Engenharia de Bioprocessos, abordando as lipases que catalisam a hidrólise de gorduras e a síntese de ésteres de ácidos gordos.
A aplicação industrial destas enzimas estende-se a vários sectores, como indústria têxtil, detergentes, alimentos, sendo hoje utilizadas também na produção de biodiesel, polímeros biodegradáveis e como ferramenta em diagnósticos clínicos.
O estudo trata da determinação das principais características da lipase (actividade e estabilidade) produzida por Yarrowia lipolytica IMUFRJ 50682, estirpe isolada da Baía de Guanabara (Rio de Janeiro, Brasil). A produção e aplicação desta enzima vêm sendo estudadas pelos investigadores de ambas as Instituições.

