A Câmara de Aveiro comemora esta sexta-feira, 5 de Outubro, a Implantação da República.
O programa começa às 10:00h, com o hastear da bandeira e actuação da Banda Amizade, na Praça da República.
Às 16:00hm actua a Banda Amizade, na Praça Joaquim Melo Freitas e às 21:30h, assiste-se a um Concerto Comemorativo do Dia Mundial da Música, nos Claustros da Misericórdia com o Coral Polifónico de Aveiro, Coral Vera Cruz, Coral São Pedro de Aradas e Coro Santa Joana.
«O movimento revolucionário de 5 de Outubro de 1910 deu-se em natural sequência da acção doutrinária e política que, desde a criação do Partido Republicano, em 1876, vinha sendo desenvolvida. Aumentando a contraposição entre a República e a Monarquia, a propaganda republicana fora sabendo tirar partido de alguns factos históricos de repercussão popular: as comemorações do terceiro centenário da morte de Camões, em 1880, e o Ultimatum inglês, em 1890, foram aproveitados pelos defensores das doutrinas republicanas que se identificaram com os sentimentos nacionais e aspirações populares.
A 5 de Outubro de 1910 estalou a revolta republicana que já se avizinhava no contexto da instabilidade política.
Embora muitos envolvidos se tenham esquivado à participação — chegando mesmo a parecer que a revolta tinha falhado — foi também graças à incapacidade de resposta do Governo em reunir tropas que dominassem os cerca de duzentos revolucionários que resistiam de armas na mão. Comandava as forças monárquicas, em Lisboa, o General Manuel Rafael Gorjão Henriques, que se viu impotente para impedir a progressão das forças comandadas por Machado Santos.
Com a adesão de alguns navios de guerra, o Governo rendia-se, os republicanos proclamavam a República, e D. Manuel II era exilado.»