Uma ciclovia com cinco quilómetros de extensão vai nascer entre a Ponte da Varela e a Torreira (Murtosa), segundo o projecto das obras de alargamento que, em breve, irão começar na Estrada Nacional 327, afirmo o vereador da Câmara da Murtosa, Januário Cunha, do pelouro do Turismo e Ambiente, noticia o JN.
«Uma outra ciclovia deverá surgir na Estrada Nacional 109-5, entre Estarreja e a Ponte da Varela, quando se proceder à requalificação daquela via, ficando a Torreira ligada a Estarreja por bicicleta, a que se juntará uma nova pista, na extensão de três quilómetros, envolvente ao Parque Municipal.
A nova ecopista servirá a futura EB 2.3 e a Secundária Padre António Morais da Fonseca, com interligação junto ao estádio municipal, com a actual ciclovia da Avenida do Emigrante.
Para além da ciclovia da Avenida do Emigrante, na Murtosa, a Câmara já construiu a de Avenida da Circulação na Torrreira.
A aposta da Câmara na “política dos dois pedais” “já vem de trás”, segundo Januário Cunha. Trata-se de aproveitar o facto de mais de metade da população murtoseira utilizar a bicicleta como meio de transporte.
Para além das ciclovias, a Edilidade murtoseira está apostada em criar mais mini-parques de bicicletas. “Neste momento devemos ter mais de 20, com prioridade para a sua instalação junto de serviços públicos, como os Correios, Câmara ou Finanças.
Para além das escolas, onde temos parques com capacidade para quase uma centena de bicicletas”, referiu aquele autarca.
O objectivo, segundo Januário Cunha, é reforçar os mini-parques de bicicletas nas escolas no início do ano escolar para além de alargar a sua existência a outros locais.» (JN).