O protocolo para constituir o Centro Ibérico de Excelência Marítima, com sede no Porto de Aveiro, tem assinatura marcada para esta sexta-feira, 16 de Janeiro, pelas 11.30h.
Participam a espanhola AEPTMCD – Associação Espanhola de Promoção do Transporte Marítimo de Curta Distância, a 2E3S – Escola Europeia de Short Sea Shipping, e o IME – Instituto Marítimo Espanhol; do lado português, a APA – Administração do Porto de Aveiro, SA, o ISCIA – Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, e a APTMCD – Agência Portuguesa do Transporte Marítimo de Curta Distância.
Trata-se de um centro de estudos «de âmbito ibérico, vocacionado para o desenvolvimento de boas práticas, reflexões e cursos na área da gestão e das tecnologias dos portos e dos transportes multimodais com especial relevância para os transportes marítimos de curta distância.
Dos seus objectivos, destaque para o desenvolvimento de actividades que tenham como objectivo a sensibilização dos distintos actores do processo logístico global para a optimização e reforço dos transportes marítimos na matriz dos transportes multimodais, mormente, através da organização de eventos gerais de informação, do lançamento de cursos graduados e pós-graduados e de cursos de formação profissional avançada».
Pretende-se ainda a «criação e gestão de um portal próprio, a promoção da internacionalização da sua oferta formativa, a obtenção do reconhecimento dos cursos ministrados – em concreto, os Cursos Superiores, adaptados ao EEES – Espaço Europeu de Educação Superior (vulgo modelo de Bolonha), e os Cursos de Formação Avançada ou Profissionalizante, são outros objectivos elencados; promoção de encontros, seminários ou congressos, podendo disponibilizar a terceiros, cursos completos ou módulos de formação isolados a integrar nos planos formativos dessas entidades externas».
O Porto de Aveiro irá conceder, anualmente, duas bolsas de estudo. O ISCIA assume a coordenação de todos os cursos superiores a desenvolver em Portugal e no Espaço dos Países da CPLP. Já a coordenação dos cursos superiores a desenvolver em Espanha ficará sob a coordenação do IME, entidade que tratará também de gizar e desenvolver um Programa de Master em Direito e Negócios Marítimos, tendo por base os cursos que já possui em parceria com a Universidade Pontifícia de Comillas de Madrid, para que possam ser leccionados em Portugal e em português, em parceria com o ISCIA.
A 2E3S disponibilizará edições específicas dos seus cursos aos membros do CIEM; quanto à APTMCD e à AEPTMCD, estas entidades tratarão de participar na difusão e apoio logístico à realização das várias actividades do CIEM.
Para José Luís Cacho, Presidente do Porto de Aveiro, “é uma boa notícia para Aveiro e para todos os que se preocupam com a qualidade dos serviços prestados pelas administrações portuárias. Saliento a congregação de entidades de reconhecido prestígio neste projecto, sinal claro da sua importância. No caso concreto da Agência de Transporte Marítimo de Curta Distância, trata-se de um dos pilares mais relevantes das estratégias marítimas da União Europeia.
A criação do CIEM insere-se no enquadramento estratégico da empresa como “dinamizadora da investigação em logística, no seguimento das parcerias com instituições de ensino superior. Daí o nosso incentivo, a nossa forte aposta nesta parceria ibérica, pelo que ela pode significar enquanto factor de desenvolvimento e de inovação”.