Castro Almeida, presidente da Câmara de S. João da Madeira, e Guilherme Pinto foram os nomes escolhidos por Rui Rio para assumir as duas vice-presidências da Junta Metropolitana do Porto, noticia o Primeiro de Janeiro.
Rui Rio será o presidente da Junta
«A votação para a eleição dos novos dirigentes será amanhã (sexta-feira) e conta já com os cinco novos autarcas que compõe a Área Metropolitana.
(…) A votação dos novos dirigentes da JMP decorre já com a presença dos cinco novos concelhos que passam a integrar a agora designada Grande Área Metropolitana do Porto (GAMP).
Para a escolha dos dois vice-presidentes da JMP, Rui Rio tinha a hipótese de propor dois autarcas do seu partido ou um do PSD e um do PS. A vontade recaiu para a última, sendo que esta foi também a opção expressa na reunião de segunda-feira em que o nome do presidente da Câmara do Porto foi escolhido para liderar a JMP. Nesse encontro estiveram presentes os autarcas de S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Póvoa, Trofa, Maia e as distritais sociais-democratas do Porto e Aveiro.
A escolha do vice-presidente social-democrata, recaiu sobre Castro Almeida, ao que o JANEIRO apurou, pelo facto de Rui Rio entender que seria importante integrar um autarca de um dos novos munícipios que passam a incluir a Grande Área Metropolitana. Igual peso na decisão do também presidente da Câmara do Porto terá tido o facto de Castro Almeida ter demonstrado sempre especial preocupação relativamente às questões regionais, seja enquanto autarca seja no cargo que desempenhou na Comissão de Coordenação de Desenvolvimento da Região do Norte».
(…) Amanhã é também o dia em que será formalizada a integração plena de cinco novos concelhos – Trofa, Santo Tirso, Santa Maria da Feira, S.João da Madeira e Arouca, passando a GAMP a ser constituída por 14 municípios, oito liderados pelo PSD (Póvoa de Varzim, Trofa, Feira, S.João da Madeira, Porto, Gaia, Maia e Valongo – nestes quatro em coligação com o CDS-PP), cinco pelo PS (Vila do Conde, Matosinhos, Espinho, Santo Tirso e Arouca) e uma por um independente (Gondomar).