Quarta-feira, 26 Março 2025
InícioAveiroCandidato promete energia das ondas

Candidato promete energia das ondas

A coligação PSD-CDS/PP à Câmara de Ovar apresentou um projecto de aproveitamento energético das ondas.

Em plano estão estações energéticas de produção de electricidade, intervenção simultânea na defesa da costa e sobre o fundo do mar para potenciar a prática de modalidades como o surf.

O candidato à Câmara Álvaro Santos diz que se trata de um «projecto ambicioso, através de parcerias, que vise fornecer energia limpa, defender a costa, promover o turismo e o empreendedorismo”. O projecto faz parte de «um conjunto de medidas para a energia e o ambiente, entre as quais a redução da factura energética do Município em 20% em todos os equipamentos públicos».

O número dois da equipa de Álvaro Santos à Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, é especialista em energias renováveis, expert avaliador de projectos de inovação no âmbito da Bioenergia na Comissão Europeia e country manager para a bioenergia junto da embaixada da Suécia, entre outras actividades.

Salvador Malheiro explicou que o projecto está ainda em fase embrionária mas que é aposta forte da Coligação Mudança Positiva.
“Vivemos num concelho que apresenta um consumo de electricidade anual equivalente a 180 mil barris de petróleo e 78 mil toneladas de emissões de co2, um concelho onde a promoção de políticas energético-ambientais nunca fez parte dos programas de acção dos executivos. Mas um concelho com condições naturais entre as mais favoráveis do mundo para o aproveitamento da energia das ondas. Em média cada metro de rebentação tem potencial para fornecer electricidade a 40 habitações.” – afirma Salvador Malheiro.

O candidato explicou ainda que o projecto pode ser inserido na Estratégia Nacional para a Gestão Integrada da Zona Costeira e que a Coligação Mudança Positiva prevê um projecto com capacidade de produção de 6 MW que permitirá abastecer perto de 4 mil fogos e evitar a importação de cerca de 6500 barris de petróleo e a emissão de 3 mil toneladas de CO2 por ano.

Para avançar com o projecto a Coligação afirmou ter já pelo menos três entidades bastante interessadas numa parceria público-privada e que tem mantido uma articulação e contacto regulares com instituições especializadas nas áreas de defesa da costa e Bioenergia, como o Instituto Nacional Holandês de Investigação ECN.

A Coligação PSD-CDS/PP pretende também criar recifes artificiais com o intuito de melhorar a qualidade das ondas do Concelho de Ovar para a prática de surf e promover o ecoturismo associado a esta prática desportiva. Para isso Álvaro Santos e Salvador Malheiro dizem contar com o apoio e colaboração dos responsáveis do Surf Camp de Cortegaça.

Notícias recentes