A Câmara de Aveiro apresentou esta segunda-feira a edição 2005 da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, a realizar entre 17 Setembro e 30 Outubro.
A Bienal esteve interrompida durante os últimos seis anos e é recuperada, segundo o vereador da Cultura, Pedro Silva, por se tratar das iniciativas mais “identitárias” de Aveiro, como disse na apresentação.
Foi organizada pela primeira vez em 1989, anunciada para “contribuir, de forma efectiva, para o desenvolvimento sociocultural e estimular a experimentação e criatividade; por isso, procura ser um espaço aberto ao diálogo, ao convívio, à divulgação e ao confronto de tendências, e também um espaço de contacto com os conceitos actuais de cerâmica artística”.
Com a Bienal, a Câmara quer “divulgar os caminhos mais significativos da cerâmica artística contemporânea que se faz pelos cinco continentes assim como mostrar a diversidade formal e a renovação estética que se vem processando, bem como as capacidades dos novos materiais e técnicas postas ao serviço da arte”.