Segunda-feira, 16 Junho 2025
InícioAveiroCâmara diz que combate exclusão da prostituição

Câmara diz que combate exclusão da prostituição

O Projecto Ria – Rede de Intervenção de Aveiro, tem acompanhado a prostituição como um grupo de risco, nas freguesias de Cacia, Esgueira e de Vera Cruz.

Desde Setembro último que este projecto da Câmara presta apoio a mulheres e homens que se prostituem na rua. O projecto já ouviu algumas dezenas de pessoas.

Segundo o vereador Capão Filipe, «o Projecto RIA tem desenvolvido uma intervenção integrada ao nível concelhio nas situações de risco familiar, problemática considerada de intervenção prioritária no âmbito do Diagnóstico Social de Aveiro e tem sido capaz de, de uma forma estruturada, combater a exclusão, tendo em atenção a transformação do papel das famílias, perante uma sociedade aveirense que está em rápida mutação e com novas realidades».

A Unidade Móvel do Projecto funciona em Cacia todas as Quartas, das 14.30 às 16.00 horas e Sextas-feiras, das 14.30 às 16.00 horas; e na Zona do Bairro da Beira-mar, às Quartas das 16.30 às 18.00 horas e Sextas-feiras, das 16.30 às 18.00 horas e das 21.00 às 23.00 horas.

As unidades de intervenção estão a actuar nas freguesias de Eirol, Nariz, Requeixo e São Jacinto, num espaço físico de uma entidade parceira, em regime quinzenal, nas freguesias distantes e com poucas acessibilidades aos serviços centrais.

A Unidade Móvel desloca-se uma vez por semana aos Bairros da Quinta do Olho d’Água e Quinta de Bela Vista em conjunto com o Cabo Luís, na freguesia de Esgueira.

A equipa é formada por educadores e animadores sociais; psicólogos e assistentes sociais, organizada em dois turnos, presta apoio no aconselhamento na área da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e no encaminhamento para as entidades competentes, onde estas pessoas podem receber a ajuda que necessitam. A equipa faz ainda a distribuição de material de higiene e preservativos.

A Entidade Promotora do Projecto Ria – Rede de Intervenção de Aveiro, é a Câmara Municipal de Aveiro, o Centro Social de Azurva é a entidade executora, e a entidade financiadora o Instituto de Segurança Social, I.P. O Conselho de Parceiros é constituído por 64 entidades Públicas e Privadas que integram a parceria de suporte ao seu desenvolvimento.

Notícias recentes