A Câmara de Aveiro e a Associação Portuguesa de Educação Ambiental – ASPEA assinou assinaram um protocolo de cooperação para «dar continuidade ao projecto “Agenda21 Escolar de Aveiro”, nomeadamente na candidatura ao programa de apoio a acções na Área do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável do Instituto do Ambiente».
O documento foi assinado pelo Presidente da Câmara, Élio Maia, e o Presidente da Delegação Regional de Aveiro da Associação Portuguesa de Educação Ambiental – ASPEA, Joaquim Pinto.
A autarquia Aveirense comprometeu-se a «integrar a “Agenda21 Escolar de Aveiro” e a apoiar o desenvolvimento do respectivo projecto através da integração da equipa de intervenientes para o processo, do envolvimento na realização de acções do GTIAG21EA, sempre que se enquadrem no plano anual e no âmbito de actividades desta Instituição; de participações em reuniões de trabalho para monitorização contínua e avaliação do processo, novas planificações e organizações de acções, de divulgação do projecto através de meios próprios, de apoio e disponibilização de meio humanos e materiais sempre que se revele necessário e possível e de avaliação externa do processo».
Segundo o Presidente da Delegação da ASPEA, este protocolo vai «reforçar e valorizar o papel da educação ambiental” e mostrou-se disponível para “colaborar em todas as iniciativas que preconizem os princípios e objectivos da Educação Ambiental que esta autarquia leve a efeito».
Também intervém nesta parceria os Serviços Municipalizados de Aveiro, Associações de Pais, Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, representantes dos Agrupamentos Escolares de Aveiro, Cacia e S. Bernardo, a Delegação Regional do Instituto Português da Juventude e o Centro Educativo de Aveiro.