A Câmara de Águeda foi convidada a apresentar em Espanha os resultados da intervenção na Pateira para Remoção dos Jacintos-de-Água.
Foi convidada a «participar e apresentar as metodologias e resultados da actuação da ceifeira-aquática no workshop de “Como gerir a invasão de plantas infestantes? – Os casos de estudo do Eichhornia crassipes e Eichhornia azurea”, a realizar em Mérida, Espanha,nos dias 2 a 4 de Junho.
Segundo a Câmara, «se há um ano a infestação atingia largamente o espelho de água, hoje são visíveis os progressos atingidos: o controlo da infestação, a disponibilização da superfície da água para as diversas práticas desportivas e tradicionais que aqui decorrem, melhoria paisagística e das condições ecológicas de toda aquela importante zona húmida».
O workshop é uma iniciativa da Organização Europeia e Mediterrânica para a Protecção das Plantas e pelo Conselho da Europa (organização dos países no Oeste da Europa), com apoio do Ministério Espanhol do Ambiente, o workshop decorrerá em Espanha na presença de diversas entidades e especialistas da temática.
Além dos trabalhos que têm sido desenvolvidos sobre a infestação de plantas exóticas, serão abordados aspectos da biologia das espécies infestantes, os principais impactos provocados no meio, a actual distribuição global e futuras acções a serem implementadas contra as espécies Eichhornia crassipes e E. azurea.