Até 2009 – data do final do actual mandato autárquico –, a Câmara Municipal de Aveiro vai atribuir 1,040 milhões de euros às duas corporações de bombeiros do concelho, noticia o Diário de Aveiro.
«A autarquia vai ainda suportar a aquisição de uma auto-escada articulada destinada aos Bombeiros Velhos, avaliada em 420 mil euros, depois de também ter apoiado os Bombeiros Novos na compra de um braço armado.
Além dos 520 mil euros, cada associação humanitária beneficiará de 23 por cento das receitas de bilheteira da Feira de Março, promovida anualmente pela Câmara, revelou o Gabinete de Imprensa da autarquia, acrescentando que também à delegação local da Cruz Vermelha passará a ser atribuída uma parte do montante angariado com as entradas naquele certame.
O protocolo que vai ser celebrado ainda esta semana entre a Câmara e as duas corporações é o culminar das negociações entre as partes envolvidas. Ontem à noite, representantes das três instituições terão estado reunidos para fechar o entendimento.
«Com este acordo permitimos às duas associações deter os meios técnicos necessários para acorrerem às necessidades do município e ao mesmo tempo fazer com que cada corporação saiba com o que pode contar até ao fim do mandato», salientou Élio Maia, presidente da Câmara.
Segundo o município, o protocolo traduz um «aumento razoável» no apoio financeiro da autarquia aos Bombeiros Novos e Velhos.» (Diário de Aveiro.