Sábado, 22 Março 2025
InícioAveiroBiogás do aterro transformado em electricidade

Biogás do aterro transformado em electricidade

O plano da empresa ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro prevê que o aterro sanitário de Aveiro possa iniciar o aproveitamento energético de biogás produzido na célula encerrada e sua transformação em energia eléctrica a partir do quarto trimestre deste ano, o suficiente para abastecer entre 800 a 1000 lares, o equivalente a cerca de quatro mil pessoas, noticia o Diário de Aveiro.

«Nesta altura, o processo encontra-se em fase de concurso público para concepção e construção, lançado em finais de Dezembro passado e as propostas podem ser apresentadas até ao próximo dia 15. Até meio da manhã de ontem 16 empresas já tinham demonstrado intenção de concorrer.

O aterro de Aveiro permitirá um aproveitamento energético do biogás, uma energia renovável obtida pela decomposição dos resíduos, durante os próximos 12 anos, segundo o administrador delegado Alberto Santos, sendo que a ERSUC também lançou idêntico concurso público para a unidade de Coimbra.

A energia eléctrica produzida, a explorar pela ERSUC, terá dois fins, sendo um para alimentação da rede eléctrica interna do aterro sanitário e outro para o sistema de exportação de energia para o Sistema Eléctrico de Abastecimento Público. O envio da energia para a rede pública, vendendo-a à EDP, constituirá uma fonte de receita para a ERSUC.

O aterro já tem poços que captam o biogás mas não tem qualquer aproveitamento, uma vez que está a ser queimado. Por isso, o projecto tem «acima de tudo, preocupações ambientais», disse ontem Alberto Santos ao Diário de Aveiro, de forma a terminar a libertação dos efeitos nocivos da queima para a atmosfera. O rendimento que a venda da energia à EDP proporcionará à ERSUC é o segundo objectivo do projecto, segundo o administrador delegado .

Nesta fase do processo, Alberto Santos não se refere ao montante do investimento a ser feito ou ao rendimento que permitirá obter, reservando esta informação para depois do encerramento do prazo do concurso público.» (Diário de Aveiro)

Notícias recentes