Sábado, 15 Março 2025
InícioAveiroAveirense aberto a grupo locais

Aveirense aberto a grupo locais

Em entrevista ao JN, a directora Maria da Luz Nolasco anuncia a abertura do Teatro Aveirense a alguns grupos semiprofissionais locais.

«(…) Ainda há algum passivo, que se prende com as obras e aquisição de equipamento, que tem de ser analisado. Por outro lado, há aqui uma situação que parece confusa – resulta do facto de termos aqui duas empresas – a Teatro Aveirense, Ld.ª e a TEMA – Teatro Aveirense, Empresa Municipal – e é preciso esclarecer isso.

A TEMA, empresa municipal, foi criada em Setembro para suceder à Teatro Aveirense, Ld.ª, na gestão do TA, mas sucede que há compromissos institucionais assumidos pela Teatro Aveirense, Ld.ª junto do Instituto das Artes e do Plano Operacional de Cultura, por exemplo, que têm de ser cumpridos. A candidatura aos apoios plurianuais do Instituto das Artes, por exemplo, foi feita em nome da Teatro Aveirense, Ld.ª. A TEMA, para já, só tem responsabilidades com algum pessoal.

(…) há compromissos institucionais assumidos pela Teatro Aveirense, Ld.ª junto do Instituto das Artes e do Plano Operacional de Cultura, por exemplo, que têm de ser cumpridos. A candidatura aos apoios plurianuais do Instituto das Artes, por exemplo, foi feita em nome da Teatro Aveirense, Ld.ª. A TEMA, para já, só tem responsabilidades com algum pessoal.

E isso quer dizer o quê?

Que, para respeitar compromissos assumidos, vamos manter a empresa Teatro Aveirense, Ld.ª, até ao fim de 2006, e ao mesmo tempo vamos transferindo, gradualmente, os encargos com a gestão da estrutura e com os recursos humanos para a TEMA.

(…) Vamos abrir o TA aos domingos e dar oportunidade a alguns grupos semiprofissionais locais, da área do teatro, da música e da dança, e outras, de terem aqui um espaço de afirmação. Por outro lado, o domingo é o dia de descanso por excelência e nós queremos inscrever o Teatro Aveirense na agenda dominical das famílias aveirenses. Isto é, construir a tal proximidade com a comunidade envolvente, que, do nosso ponto de vista, tem faltado.

Com que conteúdos?

A ideia é diversificar e rentabilizar. Vamos fazer um estudo dos públicos culturais, que está por fazer. Queremos saber que público vem ao TA e de que é que gosta.(…)»

Notícias recentes