A Assembleia Municipal de Aveiro reúne na noite desta segunda-feira, a partir das 20:30h, no edifício sede, na antiga capitania.
Fazem parte da ordem de trabalho vários pontos, com particular destaque para o orçamento e plano para 2006, o primeiro da nova maioria PSD/CDS-PP que governa a Câmara.
Da agenda também faz parte a comunicação escrita do presidente da Câmara, Élio Maia e a taxa municipal direitos de passagem.
Antes da entrada na agenda de trabalhos, a primeira reunião da sessão cumpre o período antes da ordem do dia, para debate entre a oposição e a maioria sobre vários temas relativo ao município.
É a primeira assembleia depois de um primeiro período de alguma polémica. Não só pelas críticas dirigidas ao presidente Élio Maia, pela sua falta de comunicação com os jornalistas e ausências em duas reuniões de Câmara, uma das quais para aprovação do orçamento, mas também pela sua diferença, entre o anunciado pelo vereador das finanças, em declarações a diferentes meios de comunicação, e o aprovado na Câmara.
A Câmara aprovou um orçamento de 152 milhões de euros enquanto que Pedro Ferreira anunciou um orçamento que se deveria situar entre os 50 e os 75 milhões de euros.
O valor atingido também gerou polémica, dado que a actual maioria criticou os socialistas durante o mandato anterior, precisamente pelo pelo valor do orçamento, que afinal foi inferior ao da actual maioria.