Equipas participantes no Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica
FINDOR – Sistema de Monitorização da Dor
A FinDor propõe-se comercializar um sistema inovador com o objectivo de monitorizar, em tempo real, a dor sentida pelos pacientes. O paciente poderá deste modo transmitir a dor que sente, mesmo sem se poder exprimir, quer por resultado do próprio acto médico ou por incapacidade associada a alguma deficiência. Tudo acontece através de um sistema controlado e accionado pelo paciente que desencadeia sinais sonoros e visuais para os profissionais de saúde.
COOLPARK
A COOLSPARK propõe-se comercializar Binerg, inovador equipamento de produção de energia, podendo esta ser transformada em electricidade, calor e frio a partir de matéria orgânica. Deste modo qualquer entidade que possua matéria orgânica como resíduo pode através deste sistema produzir a sua energia e transformá-la de acordo com a aplicação pretendida. Este sistema pode ser adaptado na capacidade de produção de acordo com as necessidades dos clientes.
FreeWind – Sistema de Monitorização Eólica
Com base numa investigação desenvolvida no Departamento de Engenharia Electromecânica da UBI, propõe-se um inovador sistema de monitorização, com o enfoque no mercado da microgeração. Este sistema visa analisar a disponibilidade do recurso eólico e optimizar a instalação de unidades microeólicas em ambientes urbanos e rurais com orografias complexas. Fornecendo ao microprodutor a solução mais eficiente e rentável de uma forma personalizada, através do estudo prévio do local da instalação e dos benefícios esperados. «Renove a sua energia».
VoiTek – Say Something, Do Everything
A tecnologia desenvolvida na Universidade da Beira Interior insere-se no projecto VoiTek e propõe revolucionar a comunicação Homem-Máquina. O produto utiliza inovações tecnológicas de reconhecimento de voz, permitindo a comunicação natural na execução de tarefas em ambiente doméstico ou industrial. O produto adapta-se a qualquer utilizador, assim como garante a exclusividade de acesso a utilizadores privilegiados, contribuindo assim para a segurança do sistema.
StarEnergy
A StarEnergy propõe prestar um serviço de integração de tecnologias de base, aliado a um elevado conhecimento técnico, na área das energias renováveis, da eco-eficiência e da produção descentralizada de energia, caminhando para a auto-suficiência energética da sociedade. A proposta é conjugar a utilização de recursos naturais renováveis – como o sol, vento, água, geotermia, entre outros – com soluções de optimização de consumos, de modo a garantir ao cliente uma redução efectiva dos custos energéticos, um aumento da eficiência dos consumos e das instalações, potenciar a eco-eficiência e o desenvolvimento sustentável.
Better Foods – Alta pressão para conservação de alimentos
A crescente apetência dos consumidores por alimentos minimamente processados, com características muito semelhantes aos alimentos não processados, seguros em termos microbiológicos e livres de aditivos, é hoje um must da indústria alimentar. A tecnologia de conservação actualmente aplicada para produzir alimentos com estas características usa alta pressão (hidro) isostática para pasteurização de produtos alimentares a frio, tendo os primeiros produtos surgido no Japão em 1990. Como resultado da experiência e know-kow e da investigação realizada nesta área na Unidade de Investigação de Química Orgânica e Produtos Naturais e Agro-Alimentares da Universidade de Aveiro, a Better Foods, pretende desenvolver actividades de I&DT, na área de conservação e processamento de alimentos, baseados na tecnologia de alta pressão. Uma aplicação inovadora está já identificada, visando a optimização do processo de pasteurização de ovos, que permitirá produzir ovos pasteurizados com melhores características de qualidade, nomeadamente ao nível das propriedades funcionais e sensoriais, estando já em análise outra potencial aplicação.
TANEphotonics – Dispositivos Avançados em Fibra Óptica
A TANEphotonics surge como resultado da investigação desenvolvida pela unidade de óptica do Departamento de Física da Universidade de Aveiro e do Instituto de Telecomunicações. Aposta no desenvolvimento de ortóteses instrumentadas com sensores ópticos para monitorização do movimento humano. O primeiro produto a comercializar consistirá numa joelheira que permite avaliar a evolução do ângulo do joelho ao longo do tempo. Este produto destina-se aos mercados da medicina desportiva e da medicina física e de reabilitação, destacando-se da concorrência por permitir medições em tempo real e em contextos quotidianos / desportivos.
BIopt – Bilhete de Identidade óptico de objectos valiosos
A prova inequívoca da propriedade de obras de arte, é um problema identificado por peritos no ramo. A BIopt será uma empresa de prestação de serviços na área da arte, centrada na criação de um bilhete de identidade óptico de pinturas e outro tipo de obras. Em caso de roubo ou falsificação, o B.I. óptico permite ao proprietário, provar que a obra encontrada é sua. O B.I. óptico é único e propriedade exclusiva do cliente, obtido sem interacção física com o quadro (feito exclusivamente através da aplicação de um laser inócuo).
Teksonic – Aplicações Inovadoras de Sistemas Ultra-Sónicos
Os sistemas de detecção e medida baseados em sensores de ultra-sons, constituem uma solução com grande potencial devido à sua robustez e baixo custo. O surgimento de processadores de sinal de baixo custo, com elevado desempenho e reduzido consumo, permitem a implementação de soluções inovadoras para uma conjunto diverso de problemas de detecção e localização, entre outros. O uso da tecnologia de processamento digital de sinal aplicada ao processamento dos sinais de ultra-sons permite a concepção de produtos com características inovadoras, como, por exemplo na detecção de desníveis ou buracos no solo no caso da bengala para cegos.
WiMAX Móvel e DVB-T/H – Televisão Digital
DiTeCoM – TV Digital, Convergência e Mobilidade DiTeCoM é uma proposta de negócio para comercialização de um produto resultado de uma patente do Dep. Electrónica e Telecomunicações – Universidade de Aveiro. O produto consiste na combinação de duas redes sem fios. Em particular, o demonstrador consiste numa rede WiMAX móvel com uma rede de televisão digital DVB-T/H/RCT. Esta convergência tem aspectos positivos no que diz respeito ao tipo de serviços que ambas, em conjunto, podem suportar aumentando assim o potencial de negócio. Para além disso, essa convergência proporciona uma qualidade de difusão televisiva de alta definição e em ambientes móveis acima de 200 km/h.