A maioria PSD/CDS-PP da Assembleia Municipal de Aveiro aprovou esta segunda-feira à noite o novo Regulamento das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada do Município de Aveiro, cujos parcómetros irão controlar o pagamento durante 12 horas por dia, entre as 08:00h e as 20:00h, a 60 cêntimos por hora, aumentando duas horas em relação ao regime anterior.
O horário em vigor estipula o pagamento entre as 09:00 e as 19:00h mas será alterado apesar dos socialistas argumentarem e votarem contra aquele novo horário.
Para o PS, segundo Pires da Rosa, o novo horário «é abusivo», disse, e chegou a apresentar uma proposta à Câmara no sentido de manter o horário entre as 09:00h e as 19:00h, mas foi reprovada com os votos da maioria.
O vereador Capão Filipe justificou o alargamento do horário com uma «análise sociológica e de dinâmicas económicas», que concluiu serem «mais alargadas». Pires da Rosa disse que «não há estudo sociológico e este horário não lembra a ninguém».
Além das zonas de estacionamento pago, o Regulamento prevê ainda o cartão de residente (de estacionamento gratuito), o cartão avençado, a zona reservada a moradores em zona histórica (gratuito) e cartão de estacionamento autorizado (gratuito).
Ao domingo, é gratuito o estacionamento automóvel nas zonas controladas por parcómetros enquanto que ao sábado é cobrado entre as 09:00 e as 13:00h.
A proposta de regulamento esteve um mês em consulta pública mas sem registar qualquer reclamação ou sugestão.