O projecto INSERRALVES, que prevê a criação e gestão de uma incubadora localizada no ambiente da Fundação de Serralves de promoção e apoio da cultura e de indústrias criativas, tem apresentação pública marcada para esta quarta-feira às 15:30h, na Sala do Senado do Edifício Central e da Reitoria da Universidade de Aveiro.
O projecto INSERRALVES – Incubadora de Indústrias Criativas, é um instrumento «para a promoção e apoio da cultura e das indústrias criativas através do «estabelecimento de uma plataforma de apoio, de mobilização de talentos e de incentivo à criatividade e à inovação».
A Universidade de Aveiro é membro da Comissão de Acompanhamento de um «Estudo sobre indústrias criativas na Região Norte», promovido pela Fundação de Serralves, Junta Metropolitana do Porto, Casa da Música e Sociedade de Reabilitação Urbana da Baixa Portuense.
O projecto INSERRALVES tem o objectivo de apoiar «iniciativas empresariais inovadoras através da criação e gestão de uma incubadora localizada no ambiente da Fundação de Serralves que numa primeira fase poderá receber até 12 empresas». Nesta altura decorre o período de formalização de candidaturas
É dirigida a empresas, empresas em nome individual ou indivíduos que «desenvolvam a sua actividade com base em talentos e ideias criativas, para a realização de projectos, produtos e serviços criativos, com potencial comercial, nos seguintes domínios, embora possam ser admitidas outros domínios que se insiram no espírito do projecto».
Domínios do projecto
Actividades com forte componente criativa
Actividades educativas com componente pedagógica e/ou lúdica
Arquitectura de interiores para espaços museológicos
Arquitectura paisagista para espaços públicos
Comunicação, marketing e animação cultural
Conservação e restauro de arte contemporânea
Design (gráfico, de moda, de jóias, de interiores, web design…)
Filmes, vídeo e outras produções audiovisuais
Fotografia
Software e conteúdos multimédia.
Mais informações aqui