Os alunos do 4º ano de Gerontologia, 2º ano de Gerontologia e 4º de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde da Universidaded e Aveiro recebem esta quarta-feira, os utentes do Centro de Dia para Idosos de Ribeira de Fráguas de Albergaria-a-Velha, integrando-os em «programas de educação para a saúde, que incluirão rastreios e despiste de desvios patológicos, a operacionalização da Agenda do Idoso e algumas dinâmicas recreativas».
O projecto foi proposto pelo professor Eugénio Franco na disciplina Intervenção Psicoeducativa da Licenciatura Bi-etápica em Gerontologia: o Projecto de Intervenção Psico-educativa em Gerontologia (PIPEG), que resulta de uma parceria entre a ESSUA e o CEDIARA.
Numa primeira fase, realizou-se uma visita institucional e domiciliária aos idosos do CEDIARA, para diagnosticar as suas necessidades biopsicossocias, através da aplicação do protocolo de avaliação multidimensional (estado funcional, mental, nutricional, social, entre outros domínios).
Em concordância com as necessidades identificadas foi delineado um conjunto de intervenções específicas para cada idoso, o que acontecerá esta quarta-feira.
A novidade são as intervenções personalizadas.
Neste sentido, serão efectuados rastreios e despiste de desvios patológicos (verificação de sinais vitais, medidas antropométricas, nível de glicemia) e a operacionalização da Agenda do Idoso, um excelente instrumento de estímulo cognitivo, com a finalidade de incutir no utente a responsabilização pelo auto-cuidado (registo dos valores dos
rastreios, consultas médicas, actividades sociais, acontecimentos importantes, entre outras informações pertinentes para o idoso).
O programa inclui, para além de diversas actividades dinâmicas e jogos (Boccia), uma sessão educativa de sensibilização para hábitos alimentares saudáveis e uma outra sessão, organizada pelos alunos do curso de Fisioterapia, sobre mecânica corporal e exercícios em
grupo para promover a funcionalidade física do idoso.
O evento será finalizado com um momento musical pelo Grupo de Cantares do CEDIARA.
Mais informações aqui