Pedro Monteiro, um jovem com paralisia cerebral desde
os cinco meses de idade, de 24 anos, e estudante de Novas Tecnologias da Comunicação na Universidade de Aveiro é o autor do recém-criado site D-eficiente que «pretende modificar mentalidades e a forma de agir das pessoas com necessidades especiais», segundo site ua_on line.
Segundo Pedro Monteiro, «a ideia base partiu da criação de um fórum, na Internet, que tem como objectivo debater temas relacionados com a deficiência. A partir daí, evoluiu para site e visa «combater a exclusão social para pessoas com necessidades especiais e incentivar as pessoas a participarem, sem medos, na sociedade».
Foi criado com o apoio de três amigos, o site é dirigido não só para «as pessoas com necessidades especiais, particularmente as que têm algum tipo de deficiência motora» mas pretende atingir igualmente
«toda uma sociedade e criar uma verdadeira igualdade
para todos os cidadãos».
Numa segunda fase, o site terá uma versão para invisuais, disponibilizando informações úteis às «pessoas com necessidades especiais».
Uma das secções é dedicada aos locais preparados com acessibilidades
para deficientes motores. O fórum convida a participar na discussão es sobre a exclusão social, a discriminação, a sexualidade, a saúde e o desporto.
Pedro Monteiro convida ainda ao estabelecimento de parcerias, com
vista a combater a desigualdade de oportunidades das pessoas com deficiências.
Estão previstas actividades de convívio com os participantes.