Quinta-feira, 12 Dezembro 2024
InícioAveiroAluno da Universidade cria site para deficientes

Aluno da Universidade cria site para deficientes

Pedro Monteiro, um jovem com paralisia cerebral desde
os cinco meses de idade, de 24 anos, e estudante de Novas Tecnologias da Comunicação na Universidade de Aveiro é o autor do recém-criado site D-eficiente que «pretende modificar mentalidades e a forma de agir das pessoas com necessidades especiais», segundo site ua_on line.

Segundo Pedro Monteiro, «a ideia base partiu da criação de um fórum, na Internet, que tem como objectivo debater temas relacionados com a deficiência. A partir daí, evoluiu para site e visa «combater a exclusão social para pessoas com necessidades especiais e incentivar as pessoas a participarem, sem medos, na sociedade».

Foi criado com o apoio de três amigos, o site é dirigido não só para «as pessoas com necessidades especiais, particularmente as que têm algum tipo de deficiência motora» mas pretende atingir igualmente
«toda uma sociedade e criar uma verdadeira igualdade
para todos os cidadãos».

Numa segunda fase, o site terá uma versão para invisuais, disponibilizando informações úteis às «pessoas com necessidades especiais».

Uma das secções é dedicada aos locais preparados com acessibilidades
para deficientes motores. O fórum convida a participar na discussão es sobre a exclusão social, a discriminação, a sexualidade, a saúde e o desporto.

Pedro Monteiro convida ainda ao estabelecimento de parcerias, com
vista a combater a desigualdade de oportunidades das pessoas com deficiências.

Estão previstas actividades de convívio com os participantes.

Notícias recentes