A Câmara de Santa Maria da Feira anunciou, ontem, a criação de uma Agência Local de Emprego e a intenção de contactar os ministérios da Economia e do Trabalho com o objectivo de obter ajuda no apoio ao crescente número de desempregados provenientes do sector do calçado, noticia o JN.
«Na sequência da manifestação de cerca de uma centena e meia de trabalhadores da Ecco’let, ontem, junto ao edifício da autarquia, em protesto contra o despedimento de 369 operários, o presidente da Câmara Municipal, Alfredo Henriques recebeu os representantes da Comissão de Trabalhadores e anunciou que a ajuda a prestar pela autarquia passará pelo criação de um espaço onde os desempregados mais carenciados poderão encontrar diversas soluções de auxílio imediato.
Os trabalhadores ficaram também a saber que o autarca esteve reunido com representantes da empresa, que lhe terão comunicado que a decisão dos despedimentos era “irreversível”.
A Agência Local de Emprego, com entrada em funcionamento anunciada para a próxima segunda-feira, contará com o apoio de diversas entidades, entre as quais se incluem a Associação Empresarial de Portugal e o Centro de Formação de Rio Meão.
Apoio psicológico, aconselhamento laboral alternativo e rendimento mínimo garantido, são algumas das acções a desenvolver naquele espaço.
Alfredo Henriques afirmou, ainda, que serão ministrados cursos de formação profissional e lembrou que o alargamento do Europarque poderá contribuir para a criação de três mil novos postos de trabalho.» (JN)