Início Aveiro Hoje é dia de homenagear os que morreram na revolução

Hoje é dia de homenagear os que morreram na revolução

0
Hoje é dia de homenagear os que morreram na revolução

O Dia dos Mártires da Liberdade, 16 de maio, é comemorado esta sexta-feira em Aveiro, com um programa com início às 18:00, na Praça Joaquim Melo Freitas, onde se encontra a exposição “1828 – A Revolução Liberal e os Mártires da Liberdade”, com os «acontecimentos marcantes da Revolução Liberal de 1828, iniciada em Aveiro, há 197 anos, que mostra o confronto entre absolutistas e iberais e a execução dos mentores» que são os “Mártires” aveirenses Francisco Manuel Gravito da Veiga e Lima, Francisco Silvério de Carvalho Magalhães Serrão, Clemente da Silva Melo Soares de Freitas, Manuel Luís Nogueira, Clemente Morais Sarmento e João Ferreira.

Na exposição é destacado o papel da cidade de Aveiro e de figuras como o Desembargador Joaquim José de Queirós, e os acontecimentos do 16 de maio de 1828, que incluíram a tomada da Casa da Câmara e o apoio do Batalhão de Caçadores 10 à causa liberal».
Às 18:00 será colocada uma coroa de flores junto ao “Obelisco da Liberdade” naquela praça, um monumento erguido pelo Clube dos Galitos, em 1909, em homenagem aos «heróis aveirenses que lutaram pela causa liberal». Desde esta manhã que se encontra um molhe de cravos, na base do monumento.

O dia 16 de maio de 1828 é o dia da revolução organizada pelos liberais contra o absolutismo monárquico instalado por D. Miguel em Portugal, numa época conturbada desta cidade, no decorrer da qual foram exaltados ideais de liberdade. No desfecho deste período assistiu-se à condenação cruel de diversas figuras de Aveiro.